IRPF 2023: Novo golpe usa sites que prometem restituição
Atenção contribuinte: um novo golpe tem alarmado a Receita Federal, dessa vez prometendo a antecipação da restituição do Imposto de Renda. Nessa reta final da declaração, o órgão alerta sobre a existência e divulgação de sites que prometem antecipar os valores a serem restituídos. “Algumas empresas, utilizando-se da boa-fé das pessoas, prometem vantagens financeiras a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais. Em alguns casos, muitas solicitam até o pagamento de taxas a fim de “acelerar” o reembolso” – declara José Carlos da Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal.
O golpe geralmente tem início por meio de e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp. Os contatos chegam em nome do governo, simulando inclusive o design e a aparência da Receita ou da própria Federação, trazendo em seu conteúdo a opção de o contribuinte receber antecipadamente altos valores de restituição da Declaração do Imposto.
As mensagens costumam vir acompanhadas de links para um cadastro ou acesso a um sistema para visualização de comprovantes de pagamento ou realização de saques. A Receita reafirma que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais ou fiscais.
Com prazo final em 31 de maio, as declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física enviadas à Receita neste ano já ultrapassaram os 26 milhões. O órgão espera que, até a próxima quarta-feira, 39,5 milhões de declarações sejam entregues.